A validade do Batismo nas seitas protestantes
7 agosto 2006 Autor: Bíblia Católica | Postado em: BíbliaÉ corrente a indagação quanto à validade do Batismo ministrado por protestantes.
Para entendermos a questão, basta uma análise simples no tratado da teologia sacramental. Qualquer sacramento – qualquer um! – precisa ter quatro elementos: a forma, a matéria, o ministro e a intenção.
No Batismo, a forma é o uso da fórmula trinitária associada às palavras que inequivocamente demonstrem estar o ministro batizando.
A matéria é a água natural.
O ministro é qualquer um, mesmo não batizado. Sim, para a validade do Batismo, não se exige ministro. Quando a Igreja manda que seja o sacerdote ou o diácono os ministros ordinários, está dando normas quanto à licitude, não quanto à validade. Tanto que, em casos urgentes, um leigo e mesmo um não-batizado podem batizar. Se podem licitamente em casos urgentes, podem validamente sempre, ainda que de modo ilícito fora de tais casos. Isso é ponto pacífico em doutrina. Não há discussão.
A intenção é, segundo a fórmula genérica dos canonistas, "querer fazer o que a Igreja faz". Chamamos isso de intenção virtual. Não é preciso ter em mente explicitamente "quero batizar para tornar o batizando filho de Deus e apagar seus pecados" – intenção real. Basta a virtual. Por isso um muçulmano que, em casos extremos, batiza seu amigo moribundo que queria ser batizado, mas que não achou um padre a tempo, ainda que nada saiba da doutrina católica (nem ao menos conhece para quê serve o Batismo), batiza validamente se quiser "fazer o que a Igreja faz".
No Batismo da maioria das igrejas protestantes estão presentes os quatro elementos. Por isso, são válidos. Tanto que não se re-batiza o protestante que pede ingresso na Igreja Católica, exceto quando há dúvidas em relação a um dos elementos (quando, então, se batizada "sob condição"), ou quando se sabe, de antemão, que um deles era defeituoso (caso das igrejas protestantes que batizam "em nome do Senhor Jesus"; entrando na Igreja Católica, esses fiéis devem ser batizados).
O Guia Ecumênico da CNBB dá pistas acerca do reconhecimento de quais igrejas protestantes (e de outras confissões religiosas), no Brasil, utilizam os elementos capazes de tornar válido o Batismo.
- Diversas Igrejas batizam, sem dúvida, validamente; por essa razão, um cristão batizado numa delas não pode ser rebatizado, sem sequer sob condições. Essas Igrejas são:
- Igrejas Orientais : que não estão em plena comunhão com a Igreja Católico-romana, tanto as 'pré-calcedonianas' quanto as 'ortodoxas'. Pelo menos seis dessas Igrejas estão estabelecidas no Brasil, com sacerdotes e templos próprios. Obs: Deve-se, porém, atender ao fato de que, entre nós, a palavra 'Ortodoxo' não é garantia de pertença a este grupo, pois é usada também indevidamente por alguns grupos derivados da ICAB.
- Igrejas Vétero-católicas, das quais houve outrora algumas paróquias , mas atualmente parece que não existe , em nosso pais , nenhum grupo organizado. Obs: Contudo , o adjetivo vétero-católica também é usado abusivamente por grupos destacados da ICAB.
- Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e todas as Igrejas que fazem parte da Comunhão Anglicana.
- Igreja Evangélica da Confisão Luterana do Brasil (IECLB) (Luteranismo) e todas as Igrejas que se integram na Federação Luterana Mundial.
- Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
- Igreja Metodista e todas as Igrejas que pertencem ao Conselho Metodista Mundial.
- Há Igrejas nas quais, embora não se justifique que nenhuma reserva quanto ao rito batismal prescrito, contudo, devido à concepção teológica que têm do batismo – por exemplo: que o batismo não justifica e, por isso, não é tão necessário, alguns de seus pastores, segundo parece, não manifestam sempre urgência em batizar seus fiéis ou em seguir exatamente o rito batismal prescrito; também nesses casos, quando há garantias de que a pessoa foi batizada segundo o rito prescrito por essas Igrejas, não se pode rebatizar, nem sob condição. Essas Igrejas são:
- Igrejas presbiterianas:
- Igreja Presbiteriana do Brasil;
- Igreja Presbiteriana independente;
- Igreja Presbiteriana conservadora;
- Igreja Presbiteriana Reformada;
- Igreja Presbiteriana Unida.
- Igrejas Batistas.
- Igrejas Congregacionais.
- Igrejas Adventistas.
- A maioria das Igrejas pentecostais (Lança-se pelo menos, dúvida sobre o batismo conferido num bom número de Igrejas Pentecostais, onde se admite também a fórmula 'eu te batizo em nome do Senhor Jesus'. Por causa dessa dúvida, justifica-se, nesses casos, batizar de novo, sob condição).
- Exercito da Salvação: Esse grupo não costuma batizar, mas , quando o faz , realiza-o de modo válido quanto ao rito.
- Igrejas presbiterianas:
- Há Igreja de cujo batismo se pode prudentemente duvidar e, por essa razão, requer-se, como norma geral, a administração de um novo batismo, sob condição. Essas Igrejas são:
- Igrejas pentecostais que utilizam a fórmula "eu te batizo em nome do Senhor Jesus". Como a:
- Igreja Pentecostal Unida do Brasil e a
- Congregação Cristã no Brasil (que permite como alternativa à tradicional fórmula trinitária).
- Igrejas Brasileiras, ou seja , o conjunto de grupos derivados do cisma provocado por Dom Duarte da Costa, fundador da Igreja Católica Apostólica Brasileira. Embora não se possa levantar nenhuma objeção quanto à matéria e à forma empregada por esses grupos, contudo, pode-se e deve-se duvidar da intenção de seus ministros. São os seguintes grupos que se enquadram dentro do conceito de 'Igrejas Brasileiras':
- Igreja Católica Apostólica Brasileira ( ICAB);
- Igreja Católica Apostólica Independente;
- Igreja Católica Apostólica Nacional;
- Igreja Católica Apostólica Cristã;
- Igreja Católica Apostólica Trinitária;
- Igreja Católica Livre do Brasil;
- Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Americana;
- Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Ocidental;
- Igreja Católica Apostólica Ortodoxa – Patriarcado do Brasil;
- Ordem dos Santos Padres Católicos Apostólicos Ortodoxos;
- Igreja dos Velhos Católicos do Brasil;
- Santa Igreja Velha Católica;
- Ordem de Santo André;
- Ordem dos Missionários de Cristo Sacerdote Eterno;
- Congregação dos Missionário de Cristo Sacerdote Eterno;
- Congregação dos Missionários de Jesus;
- Congregação de São José;
- Sociedade Missionária de São Marcos Evangelistas.
- Igrejas pentecostais que utilizam a fórmula "eu te batizo em nome do Senhor Jesus". Como a:
- Com certeza, batizam invalidamente:
- Mórmons : negam a divindade de Cristo e introduzem um conjunto de crenças que conflitam por inteiro com a fé cristã;
- Testemunha de Jeová: que mais dos que um grupo cristão deveriam ser considerados como um grupo neo-judaico;
- Ciência Cristã: o rito que pratica , sob o nome de batismo, possui matéria e forma certamente inválidas;
- Certos grupos não propriamente cristãos , como a Umbanda, que praticam ritos denominados de 'Batismo', mas que se afastam substancialmente da pratica católica."
Autor: Dr. Rafael Vitola Brodbeck
Fonte: Veritatis Splendor
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1. | Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. | |
2. | Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: | |
3. | Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! | |
4. | Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! | |
5. | Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! | |
6. | Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! | |
7. | Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! | |
8. | Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! | |
9. | Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! | |
10. | Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! | |
11. | Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. | |
12. | Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. |
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3. Mas temo que, como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim se corrompam os vossos pensamentos e se apartem da sinceridade para com Cristo. 4. Porque quando aparece alguém pregando-vos outro Jesus, diferente daquele que vos temos pregado, ou se trata de receber outro espírito, diferente do que haveis recebido, ou outro evangelho, diverso do que haveis abraçado, de boa mente o aceitais. 5. Mas penso que em nada tenho sido inferior a esses eminentes apóstolos! (2Cor 11,3-5)