Páginas

sábado, fevereiro 18, 2012

Perseguição religiosa no Brasil

CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Perseguição religiosa no Brasil

       Quando se fala de perseguição, muitos entendem como policiais armados prendendo e fuzilando pessoas, pessoas se escondendo, apanhando, sendo torturadas e fugindo, muitos entendem como repressão de um governo antidemocrático, mas a perseguição não é só isso, ela também pode ser por palavras, por ataques pessoas, por artigos, etc.
       A perseguição no Brasil começou em 1557 quando uma missão francesa enviada ao nosso território por Calvino realizou o primeiro culto protestante no país, mas logo foram obrigados defender sua fé ante as autoridades, elaborando a Confissão de Fé de Guanabara, assinando, com isso, sua sentença de morte, pondo um fim no movimento. E em 12 de outubro de 2007 os evangélicos em um publico de 500 mil comemoraram os 450 anos dessa primeira pregação que ficou conhecida como o "ano da semente", onde o deputado estadual André Soares(DEM-SP) disse que "é incrível ver em uma das maiores cidades do mundo um evento gospel no qual você pode pregar livremente, sem ameaças de punição, sem ameaças de ser preso". E realmente disso eu não discordo me orgulho de morar num país onde posso professar a minha fé.
       Os Anglicanos chegaram em 1811 na época do Brasil colônia, e depois da independência os alemães trouxeram o luteranismo em 1824 e os americanos trouxeram os batistas em 1871. Mas na constituição de 1824 outorgada por D. Pedro I estabelecia a união da igreja ao estado, e que proibia a eleição de não católicos para os cargos de deputado e senador, já depois da proclamação da republica a constituição de 1891 efetivou a separação da igreja e do estado, e outros grupos passaram a vir para o Brasil entre eles os pentecostais em 1910, o exercito da salvação em 1932 e muitos outros.
       Até ai tudo bem, a perseguição não vem do governo e sim de revistas, jornais e emissoras como a rede Globo que escandaliza não só a evangélicos mas a outros grupos religiosos também, em 1995 a rede Globo colocou no ar a minissérie Decadência, onde exibia se o pastor corrupto e ambicioso Dom Mariel interpretado pelo ator Edson Celulari, no mesmo ano pela Rede Record o bispo Von Helder cometeu o erro ao chutar a santa, o que foi o estopim de uma guerra comercial e o bispo Edir Macedo dono da Record apareceu em rede nacional se desculpando, outros ataques da rede Globo foram as imensas reportagens sobre a igreja Renascer e a cena da novela "Duas Caras" onde o único núcleo evangélico da novela atacam ao trio amoroso, como publiquei na crônica "O delírio da Globo".
       Outro ataque recente partiu do colunista André Petry que criticou a manifestação pacifica dos evangélicos ao Congresso Nacional protestando contra a aprovação da pl. -122/2006 que proíbe a homofobia, e chegou a chamar os evangélicos de homofóbicos, disse que eles "invadiram" o Congresso e teve a infelicidade de cometer uma ironia cruel ao afirmar que o protesto é como uma Ku Klux Kan querer alegar que a proibição da segregação racial fere sua liberdade de expressão. Realmente um grande absurdo.
       No artigo 5º da Constituição atual diz

 VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

       Esse meu artigo eu não destinei ao governo brasileiro, pois como diz a Constituição temos total liberdade de culto, a minha critica ao me referir ao termo "perseguição" foi a alguns meios de comunicação, que usam do estereótipo para causar escândalo, por isso eu digo a todos meus leitores, fiquem atentos a esses meios.
Enã Rezende
Enviado por Enã Rezende em 05/07/2008
Reeditado em 05/09/2009
Código do texto: T1066387

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Envie por e-mail
Denuncie conteúdo abusivo

Comentários
31/07/2010 22:51 - jeferson [não autenticado]
Enã, muito bem pela sua matéria, infelizmente o q muita gente não entende é que é sadio se discutir religião e fazer um proseletismo calmo, baseado no conhecimento e interpretação da Bíblia. Mas muitas pessoas por não saberem questionar as doutrinas religiosas, bem como fizeram Lutero, Calvino e muitos outros ... elas se dedicam a criticar e questionar o comportamento de outras pessoas que se dizem religiosas ... assim se um cristão, independente da denominação, desrespeita sua própria fé, isso é um problema pessoal dele, mas as pessoas utlizam seus erros para criticar a profissão de fé de um grupo, daí surge o preconceito e a intolerância, devemos criticar e analisar uma religião, raciocinando em cima das ideologias que ela prega e qual a sua bases pra isso, nunca analisdar um grupo se baseando no comportamento de um de seus indivíduos. Infelizmente, mesmo sendo uma maioria de cristãos que sabem criticar com respeito, somos intolerados e nem querem ouvir nossas oposições em relação a muitos assuntos e depois ainda nos chamam de fanáticos.
19/02/2009 19:53 - Willhame Carvalho [não autenticado]
Enã, existem outros casos de perseguição religiosa no Brasil, tanto históricos como atuais que Vc não citou em seu artigo, no Brasil Colonia, por volta de 1650, os Protestantes Holandeses mataram 100 católicos no Ceará, por recusarem sua fé, em 1759, o governo portugues espulsou os Jesuítas do Brasil e de Portugal.A Globo fez essa reportagem sobre a Renacer no mesmo ano em que a Record fez uma mega reportagem sobre padres pedófilos na ICAR viajando por varios paises do mundo, entrevistando Ex-padres, e dando a entender que a Pedofilia é institucionalizada,fazendo pior que a GLOBO, e outra sobre a OPUS DEI, e foi do mesmo geito da GLOBO no caso da Renascer, e a Rede Globo já fez varias cenas de novelas ridicularizando o catolicismo, um exemplo foi a personagem Altiva na novela A INDOMADA, e suas amigas devotas, tentando impedir o casamento de uma prostituta, como católica, a mesma cena se repitiu na novela PORTO DOS MILAGRES, assim sendo é dificil encontrar quem quem já não tenha sido perseguido nesse pais por causa de sua fé, ou então ridicularisados, pois é perigoso falar de mussulmanos, ateus, homossexuais, evangélicos, umbandistas ou aguinósticos, mas, quem se importa quando se fala de católicos ?, o que já esta na moda a bastante tempo
25/07/2008 09:37 - Cláudia Zin
Enã, parabéns pelo artigo, muito bem escrito, demonstrando seu talento e sua fé. Independente de religião, acredito que realmente precisamos tomar muito cuidado com os meios de comunicação, pois alguns tem a pretenção de tornar as pessoas alienadas e que ironia "desinformadas". Um abraço Cláudia
22/07/2008 09:12 - Prof Izaias Resplandes
Caro Enã. Li sua história de vida que me comoveu bastante. Li também este artigo sobre "a perseguição religiosa no Brasil". Com o tempo, pretendo ler outros trabalhos seus. Fiquei impressionado com o seu interesse pelo conhecimento e por aspectos muito profundos da sociedade. Compartilhamos da fé evangélica. Sou crente neotestamentário. Mas também analiso a sociedade e as suas leis. Vi muitas das verdades que você destacou em sua produção. Espero que sejamos capazes de somar aos tantos que tentam combater as discriminações de todo tipo, notadamente religiosas. Atualmente estou escrevendo uma monografia com o tema: "A INEFICÁCIA DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS PARA A RELIGIÃO NO BRASIL", a qual vou defender ao término do meu curso de Direito, ano que vem. Abordo justamente o desrespeito à Constituição por tantos e tantos e destacarei que os direitos sempre foram resultados de lutas; não foram dados, foram conquistados. Parabéns pelo seu texto. Ainda leremos muito de Enã. Você é muito jovem e tem um talento extraordinpário. Obrigado pela visita ao meu espaço. Abraços fraternos.
05/07/2008 17:56 - Mauro Gouvea
Enã, concordo com você em gênero, número e grau. A perseguição religiosa é odiosa (se odiar não fosse tão vergonhoso). Mas não é só a perseguição promovida por pessoas, partidos, entidades classistas, mídia, etc. A própria perseguição das religiões que se julgam donas da verdade e falam como fossem estandartes de Deus. É católico criticando protestantes e vice-versa e ambos criticando as religiões de origem africana. RELIGIÕES SIM! Ameaçam com o inferno e o demônio. Realizam pantomimas de exorcização... pena. Nunca ouviram falar de ecumenismo... ..."muitas são as moradas de meu Pai"... Deus é muito maior que as igrejas e seus porta-voz. A idéia de Deus é maior do que a interpretação que os leiloeiros da fé fazem D'ele ao seu bel prazer. Assim como existem profissionais bons e maus em todas as áreas, também existem pastores e padres bons e maus. Os verdadeiros missionários e os que adoram a própria imagem e se deixam adorar por seus seguidores. Liberdade de crença e culto para todos. (eu não sou espírita ou sigo qualquer outra orientação de origem africana, sou Cristão)

Sobre o autor
Enã Rezende
Rondonópolis/MT - Brasil, 19 anos
88 textos (71176 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/02/12 11:00)




--
1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3. Mas temo que, como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim se corrompam os vossos pensamentos e se apartem da sinceridade para com Cristo. 4. Porque quando aparece alguém pregando-vos outro Jesus, diferente daquele que vos temos pregado, ou se trata de receber outro espírito, diferente do que haveis recebido, ou outro evangelho, diverso do que haveis abraçado, de boa mente o aceitais. 5. Mas penso que em nada tenho sido inferior a esses eminentes apóstolos! (2Cor 11,3-5)